terça-feira, setembro 07, 2010

O Lider Coach

Não basta ser Líder, seja Coach!

O Coaching é a técnica comportamental mais discutida nos últimos tempos e as empresas estão ávidas por implementar não apenas a técnica, mas também a cultura do Coaching nas mentes e nos corações dos seus líderes.

Mas a dúvida ainda paira na cabeça de muitas pessoas: o Coaching é apenas mais uma moda ou chegou para ficar? O líder Coach é apenas mais um nome bonito ou é realmente um líder diferenciado? Se é diferente, qual a diferença? Será que não é mais uma utopia, daquelas que não funciona na prática? Será que é possível treinar líderes e consciencializá-los da necessidade da mudança?


Ao que parece o Coaching veio para ficar. Independente da batalha semântica que se trava, a filosofia por detrás desta técnica de gestão é que faz toda a diferença. Esta filosofia, parte do pressuposto que os resultados duma empresa somente são sustentáveis a longo prazo se essa empresa investir na formação de "novos líderes" numa base diária, de forma a não depender para sempre dos seus líderes actuais.

Formar melhores líderes significa formar melhores pessoas e melhores profissionais, pois a Liderança começa no carácter, identidade e objectivos de cada um. E é por isso que se considera o Coaching uma arte, uma vez que não existem parâmetros fixos, nem receitas prontas para que cada um possa tornar-se um melhor artista. Algumas técnicas funcionam nalguns contextos e não funcionam noutros. Algumas funcionam com determinadas pessoas e não funcionam com outras.


Por onde começar, então? O início ocorre exactamente quando quebramos um dos maiores paradigmas da Liderança: o de que o líder tem que saber tudo e dizer aos seus liderados o que fazer. Quando digo isso nos em contexto de formação (Liderança e Coaching) ou supervisão, a reacção é de surpresa total. "Como assim? O líder não deve dizer aos seus liderados o que fazer nem como fazer?" Exactamente.


A missão do líder não é formar novos líderes? Então ele tem que focar os seus esforços nessa direcção. Os resultados serão consequência directa do crescimento dos profissionais e não mais do direccionamento de poucos. O líder Coach estará constantemente a formar pessoas capazes de pensar por si mesmas, atingir resultados e transformar constantemente o ambiente, antecipando mudanças e encontrando novas formas de fazer o resultado.


A ferramenta número um do Líder Coach é a pergunta. Parece estranho mas é exactamente isso. A grande mudança no paradigma da Liderança acontece quando o líder pára de dizer aos seus liderados como fazer as coisas e começa a perguntar.

As perguntas do líder têm impactos profundos nos seus liderados. Primeiro que tudo, obriga o liderado a pensar, desenvolvendo com isso a sua visão estratégica e a sua criatividade, pois quando a resposta é fácil e mastigada o liderado não precisa de pensar. Basta seguir as instruções.


O segundo impacto é ainda mais importante. Quando um líder diz ao seu liderado exactamente o que fazer, ele (líder) fica como único responsável pelos resultados da tarefa. Se der errado não há nenhum problema. A culpa é do chefe. Foi ele quem mandou ou sugeriu fazer dessa maneira. Agora, quando o líder inverte a mão e pergunta, fica tudo diferente. Depois de pensar, o liderado vai escolher uma alternativa de acção, e assim, como foi o autor da ideia, ficará automaticamente comprometido com o sucesso da mesma.


E não é o comprometimento uma das grandes necessidades do líder?


Agora, não basta fazer qualquer pergunta, sem saber exactamente o quê e porquê se pergunta. Não adianta também fazer perguntas focadas somente nas tarefas que precisam ser realizadas. O segundo ponto fundamental do Líder Coach é o seu foco no desenvolvimento dos seus liderados. Para isso, o líder deve guiar o seu liderado no caminho do desenvolvimento pessoal e profissional.


O primeiro passo para isso é ajudar o liderado a conhecer-se melhor, através de ferramentas de assessment, auto-avaliações, feedback e avaliações 360º. Somente com esse conhecimento, se pode traçar um plano de desenvolvimento focado e eficaz. O papel do Líder Coach neste processo é ser facilitador de feedback, ajudando os seus liderados a ver o que lhes falta para que possam atingir os seus objectivos profissionais.


Definido um plano de mudança, cabe ao Líder Coach funcionar como um personal trainer do seu liderado, traçando planos de acção em conjunto e cobrando uma mudança efectiva.

Os resultados são extraordinários e surge mais uma consequência, talvez a mais importante de todas. Como o liderado está a aprender a pensar, estudar alternativas e tomar decisões, o "Líder Coach", estará a cumprir o seu papel maior, que é o de desenvolver novos líderes. Parece ser uma receita simples, e na realidade é. Experimente liderar através de perguntas e depois analise os resultados.


Lembre-se, não basta fazer qualquer pergunta. É preciso conhecer a diferenças das perguntas poderosas!

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