quinta-feira, setembro 02, 2010

PNL (Poder Mental & Cura)


Um curso / aplicação de PNL (ou Programa de Controle Mental) cura todas as doenças e resolve todos os problemas?

Não á mágia no programas de PNL. Não há falsas promessas. A PNL não é uma panacéia, aquilo que tudo cura. O que a PNL faz é motivar-nos para realizar seus projetos, controlar comportamentos prejudiciais e auxiliar na prevenção e cura de doenças psicossomáticas. Exemplo: se deseja comprar uma casa ou se quer curar uma doença, poderá com a PNL fazê-lo de forma mais planeada, motivada, com gasto menor de energia e em menos tempo. Qualquer problema ou mudança desejada pode ser influenciado pela linguagem inteligente usada em PNL. A PNL é um método ético porque não diz que tudo pode ser resolvido com ela, como visto noutros programas de pensamento positivo. Na maioria destes programas a solução dos problemas é puramente mental ou psicológica, ou é puramente “espiritual” conforme as religiões afirmam. Nada é puramente alguma coisa. Existem vários agentes causadores que interagem e originam os problemas. A PNL aponta diversos caminhos através das frases de comando de acção, que podem levar-nos a procurar ajuda com especialistas da medicina, psicologia, terapias naturais e inclusive ajuda espiritual, quando e se for necessário. A PNL é eclético, ético e holístico.

A PNL é principalmente um meio de promover a acção na busca de soluções.

Já vimos que os curso\ aplicações de Programação Neurolinguística (PNL) não é apenas pensamento positivo. Veja a fórmula:

PNL = planeamento + organização pessoal + estado alfa cerebral (1) + música relaxante + frases se comando (activadores) + rima (2) + enquadramento positivo (3) + âncoras sensoriais (4) + inteligências desenvolvidas (5) + terapias complementares (6) + acção + persistência + fé (acreditar em si mesmo, auto-estima elevada) (7).

(1) obtido com meditação e relaxamento.
(2) clique aqui e saiba mais.
(3) ver o lado bom das adversidades.
(4) ex.: visualizar mentalmente o que deseja.
(5) ex.: inteligência emocional = autocontrole das emoções.
(6) ex.: acupuntura, aromaterapia, fitoterapia, essências florais, homeopatia, etc.
(7) Não se trata da fé religiosa, crendices e superstições, as quais tiram energia do cérebro.

A PNL é um tipo de lavagem cerebral?

Não. A PNL é anti – lavagem cerebral. A lavagem cerebral é a manipulação do comportamento por um agente externo, com o objectivo de fazer o que esse agente deseja. Na lavagem cerebral a pessoa fica presa a uma mensagem. A PNL é estruturada para a pessoa pensar e agir por conta própria e anular condicionamentos exteriores do tipo lavagem cerebral. A PNL promove a libertação da pessoa, especialmente porque a motiva a formular as suas próprias frases de comando para sensibilizar o inconsciente.

A PNL é um modelo de programa fixo? Posso fazer alterações no seu conteúdo?

Tudo na vida segue um modelo. Se alguém é bem sucedido pode aprender a sê-lo também. Podemos criar um modelo de vida excelente, aprendendo com pessoas bem sucedidas e com os nossos erros e acertos. A PNL apresenta modelos de pensamentos. Você pode e deve aperfeiçoar a PNL com as suas próprias características e necessidades. Se não está a conseguir o que deseja, mude o seu modelo. Quer algo novo, faça algo novo! Existem muitas alternativas e é livre para decidir o que é melhor. Quer um programa pessoal que realmente mude a sua vida? Estude o embasamento teórico da PNL, leia os textos dos programas, faça os exercícios básicos e depois crie a sua fórmula pessoal. A melhor programação vem de si mesmo. Quando criar os seus próprios programas mentais, tornar-se-á uma pessoa mais evoluída, auto-dirigida e livre de verdade.

Sem comentários: