segunda-feira, junho 20, 2011

Carne de Língua


Uma lenda africana conta a história de um rei cuja esposa vivia triste, definhando. Um dia, ele nota que a mulher de um pobre pescador que morava próximo à corte era o próprio retrato da saúde e da felicidade. Então, dirige-se ao pescador:
- Como consegue fazê-la tão feliz?
- É fácil, responde o pescador. Dou-lhe carne de língua.
O rei imaginava que agora tem a solução. Ordena que os melhores talhantes do reino tragam língua para a sua esposa, e passa a servir uma dieta reforçada. Mas as suas esperanças são frustradas. Ela piora. O rei fica furioso, vai até o pescador e diz:
- Vamos trocar de esposa. Quero uma mulher mais alegre.
O pescador é obrigado a aceitar a proposta, apesar de fazê-lo com muito pesar.
O tempo passa e, pouco a pouco, para a aflição do rei, a sua nova esposa cai doente e definha a olhos vistos, enquanto a sua ex-esposa, que agora vivia com o pescador, transpirava saúde e alegria. Um dia, no mercado, ela passa pelo rei, que mal a reconhece, ficando este impressionado:
- Venha comigo!!!
- Jamais, responde ela. E explica: todos os dias, quando o meu novo marido chega a em casa, senta-se comigo, conta-me histórias, ouve as que tenho para contar, canta, faz-me rir, enche-me de vida. Essa é a carne de língua, alguém que conversa comigo e dedica a atenção a mim. O dia inteiro mal posso esperar que chegue a noite.
Sem atenção, não há gentileza, nem calor humano, nem proximidade, nem relacionamento. 

Sem comentários: