segunda-feira, junho 20, 2011

DICK TOMEY TREVISAN: JOGO 22 A 0

(Anthony Robbins - Poder sem limites)

Um dos melhores motivadores que conheço é Dick Tomey Trevisan, chefe de futebol da Universidade do Havaí. Ele realmente entende como as representações internas das pessoas afectam os seus desempenhos.
Certa vez, num jogo contra a Universidade de Wyoming, a sua equipe estava a ser empurrada por todo o campo. No intervalo, a contagem era 22 a 0, e a sua equipa não parecia estar no mesmo campo que o Wyoming.
Pode imaginar em que espécie de estado os jogadores de…
Quando se reuniram no vestiário, no intervalo. Ele observou-os cabisbaixos, expressões desanimadas, e percebeu que, a menos que mudasse os seus estados, estariam perdidos no segundo tempo. Pela fisiologia em que estavam, cairiam na armadilha de se sentirem como fracassados e, a partir desse estado, não teriam os recursos para vencerem.
Dick trouxe, então, um poster de papelão de artigos mimeografados, que coleccionava há anos. Cada um dos artigos descrevia equipas que estavam a perder por uma margem igual ou maior e tinham reagido contra essa probabilidade quase impossível e ganhado o jogo. Fazendo os jogadores lerem os artigos, tentou injectar uma crença toda nova, uma crença de que poderiam, na realidade, recuperar… O que aconteceu?
No segundo tempo e jogou o jogo de sua vida, impedindo que o Wyoming marcasse mais pontos no segundo tempo inteiro, e ganhando por 27 a 22.
Fizeram isso porque ele foi capaz de mudar as representações internas deles e as suas crenças sobre o que era possível.

Sem comentários: