terça-feira, junho 21, 2011

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes - STEPHEN R. COVEY

Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. O conhecimento é o que e o porquê fazer. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação, o desejo de fazer. Para se tornar algo um hábito, precisa-se reunir estes três elementos.
Os sete hábitos das pessoas muito eficazes tratam precisamente deste novo nível de pensamento, de uma abordagem “que vem de dentro para fora” e volta-se para a eficácia pessoal e interpessoal.

HÁBITO 1 – SER PROATIVO
Proatividade significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica na responsabilidade que as pessoas tem sobre as suas vidas. O comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Tem-se a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possui-se a iniciativa e responsabilidades suficientes para fazer com que as coisas aconteçam.
HÁBITO 2 – COMEÇAR COM O OBJETIVO EM MENTE
Começar com o objectivo em mente baseia-se no princípio de que todas as coisas são criadas em dois níveis. Há uma criação mental ou inicial, e uma criação física, ou segunda criação. Significa saber para onde se está a ir, de modo a compreender melhor onde está agora, e dar passos sempre na direcção correta. Pode-se viver  a correr, ser até muito eficiente, mas só será verdadeiramente eficaz, quando se tiver um objectivo em mente.
O autor sugere que a forma mais eficaz de se começar com o objectivo em mente é desenvolver uma declaração da missão pessoal. Ele concentra-se naquilo que a pessoa deseja ser (carácter) e fazer (contribuições e conquistas), e nos valores ou princípios nos quais o ser e o fazer estão fundados. A autoconsciência leva a examinar os próprios pensamentos. Isso é particularmente útil para a criação de uma declaração de missão pessoal.
HÁBITO 3 – PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE
O dois factores que definem uma actividade são: urgente e importante. A administração eficaz do dia-a-dia recomenda-nos a fazer primeiro o mais importante e não o mais urgente. Urgente significa que a actividade exige a nossa atenção imediata. As coisas urgentes impõem-se a nós. Pressionam-nos, insistem para que alguma providência seja tomada. A importância, por outro lado, tem a ver com os resultados. Se algo é importante, contribui para a missão, e metas prioritárias.
HÁBITO 4 – PENSE EM GANHA/GANHA
Ganha-ganha não é uma técnica, mas sim uma filosofia completa de interacção humana. É um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interacções humanas. Significa entender que os acordos e soluções são mutuamente benéficos, mutuamente satisfatórios. Com uma solução do tipo ganha-ganha todas as partes se sentem bem com a decisão, e comprometidas com o plano de acção. Ganha-ganha baseia-se no paradigma de que há bastante para todos, que o sucesso de uma pessoa não se conquista com o sacrifício ou exclusão da outra.
HÁBITO 5 – PROCURE COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO.
Quando se fala em atenção empática, a referência é à atenção com a finalidade de compreender. A atenção empática entra dentro do quadro de referências da outra pessoa. A essência da atenção empática não está em concordar com alguém, mas sim em compreender aquela pessoa profundamente, tanto no plano emocional quanto intelectual.
HÁBITO 6 – SINERGIZAR
O que é sinergia? Numa definição simples, significa que o todo é maior do que a soma das partes. A sinergia é a essência da liderança baseada em princípios, que catalisa, unifica e libera os poderes existentes dentro das pessoas.
Quando correctamente compreendida, a sinergia é a actividade mais dinâmica de toda a vida – o verdadeiro teste e a manifestação de todos os outros hábitos vistos em conjunto.
A sinergia funciona. É a eficácia numa realidade interdependente – é o trabalho em equipe, a criação conjunta, o desenvolvimento da unidade e da criatividade junto com outros seres humanos.
Pode-se valorizar as diferenças nas outras pessoas. Quando houver uma discordância, não precisa concordar, simplesmente reconhecer e procurar compreender.
Quando tiver só duas alternativas, a sua e a do outro, pode-se procurar uma terceira, a sinérgica. Quase sempre ela existe e, se for trabalhada uma filosofia vencer-vencer e realmente procurar compreender, consegue-se encontrar uma solução que será a melhor para todos.
HÁBITO 7 - AFINANDO O INSTRUMENTO
O hábito 7 significa parar para afinar o instrumento. Ele rodeia os outros hábitos do paradigma dos sete hábitos porque é o hábito que mantém todos os outros possíveis. O hábito 7 representa a capacidade de renovação pessoal. Preserva e melhora o bem mais precioso – você mesmo. Renova as quatro dimensões de sua natureza – física, espiritual, mental e social/emocional.


Descrição: http://www.dras.com.br/biblioteca/7habit1.gif
FÍSICA
Exercícios, Nutrição, Descanso
Cuidados com o corpo
Descrição: http://www.dras.com.br/biblioteca/7habit2.gif
MENTAL
Leitura, visualização positiva
Pensar, Planear, Ler e Escrever
SOCIAL EMOCIONAL
Ajuda, empatia
Sinergia, Segurança Interna
Descrição: http://www.dras.com.br/biblioteca/7habit3.gif

ESPIRITUAL

Clareza de valores ,
Envolvimento, Estudo e Meditação.
Descrição: http://www.dras.com.br/biblioteca/7habit4.gif

CONCLUSÃO
Quanto mais pró-ativa a pessoa for (Hábito 1 – ser pró-ativo), mais eficaz será no exercício da sua liderança pessoal (Hábito 2 – começar com o objectivo em mente) e na administração da sua vida (Hábito 3 – primeiro o mais importante). Quanto mais eficácia na administração da sua vida, mais actividades renovadoras terá (Hábito 7 – afinar os instrumentos). Quanto mais se procura primeiro compreender (Hábito 5 – procure compreender e depois ser compreendido), mais eficaz será na busca de soluções sinérgicas (Hábitos 4 – ganha-ganha e 6 - sinergizar). Quanto mais se aprimora nos hábitos que levam à independência (Hábitos 1, 2 e 3), mais eficaz será em situações interdependentes (Hábitos 4, 5 e 6). E a renovação (Hábito 7) será o processo de revitalizar todos os outros hábitos.

Sem comentários: