segunda-feira, junho 20, 2011

A Lagartinha

Havia uma lagartinha que tinha muito medo de sair por aí e morrer pisoteada pelos homens. Por isso, foi-se fechando. As plantas também a rejeitavam, achando que ela só queria comer suas folhas. Mal sabiam que essa lagartinha gorda, e que rasteja, pedindo ajuda, poderia ser aquela borboleta que viria ajudar a polinizar as flores dessas mesmas plantas. 
Mas, a lagartinha só chorava, apertada, na sua tristeza, até que uma coruja, aquela ave que só consegue ver à noite, quando tudo está escuro, disse a ela:
- Pare de chorar, faça alguma coisa! Aí dentro de si mora uma linda borboleta, deixe-a sair. Ela pode voar, ser aceite pelos homens e pelas plantas, ver lá de cima o que vê daqui debaixo, mudar de jardim e tudo o mais.
A lagartinha, então, pediu ajuda. Como se poderia tornar numa borboleta? A coruja, sábia amiga, disse-lhe que era necessária uma metamorfose, de mudança, em que se precisava de fechar num casulo para empreender esforços, que viriam dores, mas só as necessárias para fazer as mudanças. Mas o que realmente era preciso era coragem e pensamento positivo. Que poderia ser livre, bem aceite, e voar leve, por onde desejasse. Que pensasse em ser borboleta o tempo todo e tudo poderia ir mudando, até que, mais rápido do que ela imaginasse, ela sairia do casulo como uma borboleta.

Sem comentários: