segunda-feira, julho 18, 2011

Crenças

Segundo Anthony Robbins, crenças, são percepções pré-formadas, pré-organizadas, que filtram a nossa comunicação interna, de uma maneira consistente.

Uma crença, portanto, é “qualquer princípio orientador, máxima, fé ou paixão que proporcione significado e direcção à nossa vida”. As crenças mais fortes são adquiridas na infância, afectando uma grande parte ou, às vezes, toda a vida adulta. Assim, se alguém ouve repetidamente a afirmação de que é desastrado, pode acabar por aceitar isso como verdade e formar a crença: "sou um desastrado". A partir de então, qualquer acção atrapalhada, mesmo aquela que possa ser cometida por qualquer pessoa, acaba por reforçar a sua crença, levando o indivíduo a aceitar-se desta maneira e a cometer mais actos desastrados.
De onde vem as crenças?
  1. Ambiente
  2. Acontecimentos
  3. Conhecimento
  4. Resultados passados
  5. Criação na sua mente da experiência que deseja no futuro
Mas e como mudamos as nossas crenças? Primeiro temos que querer mudar. Em segundo lugar, devemos ter uma crença que possa substituir a anterior e procurarmos comportamentos que sejam coerentes com a nova forma de pensar. Mas não basta crer, é preciso praticar.

Sem comentários: