segunda-feira, julho 04, 2011

Essências para o desenvolvimento pessoal

Deixo-vos aqui cinco práticas essências para o desenvolvimento pessoal – Ler, Ouvir, Debater, Pensar, Escrever.

LER – Seja antes de tudo, um desconfiado, não acredite em tudo o que lê, seja um crítico, não aceite uma versão de um facto sem que realmente esteja convencido disso. O CONHECIMENTO necessita de informação de primeira qualidade, quanto melhor é a qualidade de uma informação, melhor será o conjunto dos seus conhecimentos, que se tornará SABEDORIA. Leia bastante, mas leia aquilo que o pode desenvolver, dar-lhe progresso. Não perca o seu precioso tempo a ler qualquer coisa, só porque alguém lhe disse que seria óptimo pra si. Seja criterioso. Na guerra, quem possuir a melhor informação, saberá melhor como empregar as suas forças e vencer.

OUVIR – Não fale agressivamente, ESCUTE AGRESSIVAMENTE, entenda a posição das outras pessoas, coloque-se no lugar delas e espere a pessoa parar de falar. Não fique arquitectando uma justificação ou uma desculpa, enquanto a outra pessoa fala. Assim pode não conseguir assimilar muitas partes duma conversa ou de uma crítica, ao não entender o que a outra pessoa quis realmente dizer-lhe, prejudicando totalmente a comunicação. Seja um bom “perguntador” também e elucide satisfatoriamente as suas dúvidas.

DEBATER – Não tenha medo de debater as suas ideias com os outros, coloque-as à prova, FALE SEM MEDO, receba tão bem as críticas quanto os elogios, troque ideias, acostume-se a demonstrar o que pensa. Argumente, exponha, não guarde só pra si. É uma excelente maneira de exercitar o seu EU interagindo com o mundo, ganhando mais auto confiança e aumentando a auto estima, tudo ao seu redor melhora automaticamente com este simples e importante gesto. Certamente será mais feliz e produtivo.

PENSAR – Pense muito antes de fazer algo, não seja impulsivo, não deixe que os outros pensem por si, descubra qual é a sua motivação, os seus motivos para AGIR, siga os seus próprios motivos, não se deixe influenciar facilmente pelas pessoas, propagandas, revistas, televisão, jornais, notícias, etc. Não deixe que os outros digam o que gosta ou não gosta, não deixe pensarem por si, tire as suas próprias conclusões, siga os seus instintos. Faça sempre planeamentos, metas e objectivos, pois são os caminhos para o seu sucesso.

ESCREVER – Depois de ler, ouvir, debater e pensar... Escreva... A escrever compromete-se duas vezes, cria um compromisso. Quando coloca no papel o que deseja, o seu cérebro passa a trabalhar a seu favor. Poderá fazer cobranças de si mesmo, de imediato terá uma grande sensação de organização e possuirá uma eficiente ferramenta de controlo e ajustes para o desenvolvimento e progresso das suas metas e objectivos. E se, principalmente quiser mudar algum comportamento indesejado, primeiro vai ter que anotar os seus comportamentos actuais, como pensa, como reage a certas situações... Isso só será possível se escrever... Portanto, caneta e papel na mão e vá em frente. Depois escreva o que deseja para o futuro, mais próximo, e mais longínquo. O que quer Fazer, Sentir, Pensar e Ser.

Ponha todos os seus elementos em acção. Bem Hajam.

Miguel Ferreira

Sem comentários: