terça-feira, julho 12, 2011

LIDERANÇA E COACHING EXECUTIVO


Segundo Colin Powell (Secretário de Estado dos Estados Unidos, no governo do presidente George W. Bush, 2001 a 2005), alcança-se a excelência como líder quando se segue a um em todas as partes, mesmo que só seja por curiosidade.
A liderança é um talento fundamental em qualquer empresa, e o que está plenamente demonstrado é que este talento especial se pode aprender. Isto é, um líder não nasce, faz-se. O que acontece muitas vezes é que os altos directores não têm referências ou modelos onde aprender, navegando por intuição, na tentativa de dirigir as suas equipes e departamentos sem um rumo claro e definido.
Aprende-se das experiências às vezes dolorosamente, redefinindo as estratégias, num processo que pode levar-lhes toda a sua vida profissional. Por isso, é cada vez mais necessário no mundo da empresa que estes gerentes ou directores-gerais ou departamentais contactem com uma assessoria especializada, num processo onde possam descobrir e treinar essas concorrências de liderança num ambiente seguro, para depois levá-las à prática na sua realidade empresarial. Encontramos aqui o coaching executivo.

O QUE TEM QUE APRENDER UM LÍDER?

Jim Kouzes, considerado um dos mais prestigiosos Coaches executivos do mundo, depois de 20 anos de trabalho e estudo em coaching com líderes de empresas em todos os continentes, concluiu que a característica principal que todos procuram e admiram num líder é a CREDIBILIDADE. Isto é, fazer o que diz que vai fazer. Porque se não acreditamos no mensageiro, não acharemos a mensagem.

E como consegue um líder este prezado tesouro que é a credibilidade pessoal ante os seus superiores, subordinados, clientes e provedores? Em primeiro lugar, é básico que o líder clarifique as suas crenças e valores, a sua visão e missão da empresa. Se não sabe o que quer, dificilmente transmitirá aos demais uma mensagem clara e firme. Se não sabe qual é a visão da companhia, aonde se deseja dirigir, também não saberão os seus subordinados, e criará sempre à sua volta uma imagem de insegurança.

Primeiro é fundamental, o líder clarificar quais são os seus valores mais importantes, e como se reflectem no seu dia-a-dia profissional dentro da companhia. Se uma empresa está a provocar prejuízos no meio ambiente com a produção de seus produtos, e o director-geral tem entre os seus valores o desenvolvimento sustentável, deverá planear a sua continuidade na empresa, ou lutar para resolver este desencontro.

Em segundo lugar, o líder deve alinhar as suas próprias acções e decisões com seus valores, crenças, missão e visão da companhia. Não bastam apenas as palavras bonitas, é necessário actuar de acordo com o que se disse. Com estes dois passos, o líder começa a caminhar com passo firme para a excelência.

Por último, o líder do século XXI deve conhecer e entender as pessoas que o rodeiam, valorizar as suas opiniões e diversidade, acreditar no seu talento e capacidade inclusive mais do que eles, inspirar-lhes com paixão, reconhecimento, ao mesmo tempo em que exigindo-lhes maiores desafios. O líder deve colocar desafios altos nas suas equipas, pois as pessoas, acima de remunerações económicas, o que procuram são desafios, projectos nos quais encontrem o reconhecimento pessoal.

O caminho mais rápido e eficaz para aprender todas estas habilidades que conduzem à credibilidade pessoal e à verdadeira liderança, é um processo de coaching executivo, evitando assim ter de aprendê-lo durante anos e a base de experiências erróneas.
O coaching com a PNL têm-se manifestado com um dos métodos mais eficáses.

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