domingo, fevereiro 20, 2011

Modelagem vs Descobrir uma estratégia

Para descobrir uma estratégia podemos utilizar três opções:
1. Observar os predicados, isto é, as palavras que se utilizam ao falar. Se alguém diz: “Olhar este assunto por esta nova perspectiva, noto uma certa sensação que me obriga a perguntar-me se devo mudar de atitude”, está a usar uma estratégia na qual primeiro vê, depois sente, a continuação tem um diálogo interno e, por último, decide.
2. Observar os sistemas de representação da outra pessoa, isto é, os seus acessos oculares e as microcondutas (pequenos gestos da cara ou do corpo).

As estratégias representam-se com letras: V=visual; A=auditivo; K=cinestésico; Ou=gustativo, olfativo. Também podemos incluir uma referência se é recordado, criado ou digital: Vê/Vc; Ac/Ar; K; A/Ad (diálogo interno). Por último, podemos introduzir uma referência se o acesso é externo ou interno, isto é, se provem de uma estimulação do nosso interior ou do exterior de nós mesmos: Vê/Vi; Ae/AI; Ke/Ki. No exemplo anterior, a seqüência seria: Vc –> Ki –> Ad –> Saída

3. Fazer perguntas directas sobre a forma como a outra pessoa faz as coisas: O que acontece em primeiro lugar?, o que vem depois?. Pode ser útil fazer perguntas do estilo: ” Como fazes tal coisa?, o que precisa para fazer tal coisa?, o que acontece quando fazes tal coisa?

As estratégias eficazes podem-se aplicar a outros conteúdos diferentes. Sabendo-se qual é a estratégia para aprender matemáticas, pode aplicar essa mesma estratégia para aprender a pilotar um helicóptero. Se sabe qual é a sua estratégia de motivação para o desporto, pode também aplicar essa mesma estratégia para se motivar na hora de fazer algumas actividades que lhe resistem. Vamos fazer um exercício sobre a estratégia de motivação de outra pessoa.

1 comentário:

psijur disse...

Obrigado Miguel!
Ora aqui está uma excelente lição de modelagem, em termos simples, rigorosos e com aquilo que de fundamental a técnica requer.
É realmente de Trainer!
Aproveitem que é grátis!
António