quinta-feira, agosto 19, 2010

Importância da Memória

Já imaginou se não se lembrasse do seu passado? Se esquecesse de como conduzir o seu carro, onde mora ou de tudo o que aprendeu na escola? A nossa memória faz-nos coerentes, ricos em conhecimentos, emoções e ações. Sem ela não somos nada. Não podemos raciocinar, julgar, comparar e imaginar. Quanto mais a memória é eficiente mais vivemos, rendemos no trabalho e nos estudos.

Quais as vantagens de se ter um boa memória?
Lembrete

  • Maior eficiência: imagine-se lembrar sem recorrer a anotações.
  • Maior visibilidade: boa memória o fá-lo ser admirado pelos outros.
  • Maior inteligência: inteligência é movida por conhecimento e este fica armazenado na memória.
  • Maior autoconfiança: porque sabe que se lembrará das informações. Mais confiante, sentirá-se mais competente e realizará mais.
  • Conquistar o seu espaço: vivemos na Era da Informação. Mantenha a sua margem de competitividade e preencha um espaço valioso, o das pessoas que tem conhecimento e memória invejável.
  • Ganhar tempo: quem não tem boa memória precisa reaprender ou tentar se lembrar do que já sabia e esqueceu. Tem que rever a matéria da escola, repetir muitas vezes o que leu para decorar.
  • Sucesso mais rápido: as pessoas de sucesso utilizam com mais eficiência aquilo que todos nós sabemos.
  • Economia: muito dinheiro é desperdiçado porque esquecemos o que aprendemos em treinos e formações, na escola ou trabalho. Não perca dinheiro. Memória é dinheiro.
  • Tranquilidade: na hora de fazer provas, exames, vestibulares e concursos. Viu quantos benefícios tem com uma memória boa. O que fazer para ter uma boa memória? Em primeiro lugar diminuir o stresse porque a eficácia da memória depende do nosso estado físico e emocional. O que é o stresse? É uma resposta do organismo e da mente a situações novas, tensas ou que exigem muita atenção. Vivemos numa sociedade que provoca diariamente o stresse contínuo devido ao trânsito, exigências de qualidade, mudanças constantes, excesso de informação, novas tecnologias, desemprego, insegurança sobre o futuro, aumento da violência, crises financeiras e competição no mercado. Vivemos tensos e cheios de preocupações.

Para diminuir o stresse poderá praticar meditação, ou fazer relaxamento.

Existem diversas formas de praticar meditação e relaxamento. Uma delas é ouvir música relaxante.

A musicoterapia é reconhecida como uma forma de tratamento para aliviar sintomas ou curar doenças.

A música relaxante permitirá:

  1. Estimular o cérebro;
  2. Mudar o estado de humor;
  3. Aumentar a receptividade ao novo conhecimento.

Outra forma de controlar o stresse é praticar a respiração consciente, lenta e profunda, a qual permitirá:

  1. Colocar mais oxigênio no cérebro;
  2. Maior concentração;
  3. Diminuir a tensão muscular;
  4. Diminuir o stresse e a ansiedade.

Treino diário. Não há pessoas com memória fraca, mas sem técnica e treino. Não há memória boa ou má, há memória cultivada ou não cultivada. A memória é como as nossas outras capacidades, se deseja desenvolvê-la, exercite-a constantemente. Eduque-a.

Exercício: pegue um pequeno texto de um jornal ou revista, leia-o, depois tente responder questões como esta: Qual o título? Qual o nome do auto? Sobre o que é o texto? Quem escreveu o texto? Qual a importância do assunto? Tente lembrar de datas, números, etc. Procure um assunto que goste muito. Após um mês a sua memória estará recuperada. Faça isto sempre, se não voltará ao ponto inicial.

Dica: estimule a memória e o cérebro. Veja este vídeo (brasileiro):

Sem comentários: