terça-feira, agosto 31, 2010

Como controlar a mente (c\ PNL)


Passamos a apresentar de forma resumida os conceitos que fundamentam o padrão de funcionamento cerebral e qualquer Programa de Aplicação da PNL.

Cérebro e mente

O cérebro é a parte física e a mente a parte não física do nosso ser. O cérebro é um órgão fisiológico, a mente o “órgão” psicológico. Embora alguns autores dividam a mente em três partes distintas – consciente, subconsciente e inconsciente – em PNL, para simplificar dividimos a mente em duas partes: consciente e subconsciente ou inconsciente. Consciente é a parte da mente que responde à estimulação quando estamos alertas, é a parte que percebe o meio imediato. Subconsciente ou inconsciente é a parte mais profunda da mente e seria comparada ao oceano e o consciente a uma ilha. Outros preferem comparar o consciente como a ponta do iceberg, enquanto o inconsciente com a base do iceberg que está imersa e é muito maior. No subconsciente ou inconsciente está todo o conteúdo censurado ou não, reprimido ou não, memórias esquecidas e conteúdos subliminares, ou seja, conteúdos que fogem da percepção do consciente. A PNL é um método que trabalha o consciente e o subconsciente ou inconsciente.

Conflitos internos: consciente x inconsciente

O nossos comportamentos, atitudes, hábitos e pensamentos são controlados pelo nosso consciente. Acontece que muitas vezes desejamos mudar um comportamento e não conseguimos. Exemplos: parar de fumar, ser mais tolerante ou fazer dieta. Isto ocorre porque o inconsciente envia mensagens contrárias ao que desejamos criando barreiras, gerando conflitos internos e repetidas frustrações. Sabe-se que muitas doenças são psicossomáticas, são causadas pela mente ( psico ) influenciando o corpo ( soma ) e vice-versa. Estas doenças resultam dos constantes conflitos que temos por não conseguirmos controlar os nossos pensamentos e emoções.

A solução para diminuirmos os conflitos, vencermos as doenças e conquistarmos os nossos objetivos na vida é programar a mente inconsciente que se encarregará de trabalhar para nós.

Atrás de qualquer comportamento estão as motivações ocultas que brotam do inconsciente. Já passou por muitas situações em que fez algo “sem pensar”, impulsiva ou irracionalmente ou não conseguiu controlar a situação. Isto acontece porque não conseguiu controlar o seu inconsciente.

Em PNL, aprendemos a dominar estas situações, porque nos colocamos em contacto directo com a mente inconsciente. Os métodos ensinam-nos a controlar as reacções emocionais e dai obter benefícios em todos os sectores da vida.

Toda a informação recebida afecta o seu cérebro e sua mente. Quando o telefone toca à meia-noite, se alguém lhe dirige uma palavra agressiva, ou se conduz num trânsito caótico reagirá física e psicologicamente. Fisicamente ocorrem impulsos eléctricos no cérebro, liberação de neurotransmissores, modificação na respiração e nos batimentos cardíacos.

Psicologicamente você fica irritado e tem pensamentos negativos.

O cérebro afecta a mente e a menta afecta o cérebro. Se está irritado pode ficar com os músculos tensos e ter dor de cabeça, o que por sua vez produz pensamentos negativos, que o podem deixar mais tenso, irritado e até ficar doente. Com treino ou aplicações de PNL, poderá ajudar-se a relaxar o corpo e a mente, consequentemente a ter um equilíbrio do sistema psicofísico.

Corpo e mente funcionam interligados. O pensamento pode afectar a nossa respiração, tensão muscular e sensações físicas. Estes por sua vez podem afectar o nosso pensamento. Exemplo: uma pessoa com pensamento negativo fica stressada, tensa, a respiração é mais rápida e curta; percebendo o mundo de forma negativa. Se deixar a respiração mais lenta e profunda ficará calma e perceberá o mundo de modo positivo. Se a mente muda o corpo, o corpo pode mudar a mente.

Cérebro e memória

Os pensamentos não são apenas psicológicos, são também fisiológicos. Actuam como gatilhos eletroquímicos que alteram o funcionamento do cérebro. Quando pensamos liberamos neurotransmissores que accionam o sistema nervoso para que ele dê respostas físicas e mentais.

O cérebro armazena todo o tipo de pensamento ou informação em forma de memória para usá-la no futuro. Por exemplo: você vive uma situação de ameaça ao passar numa rua escura, onde pensa que vai ser atacado, pois escuta alguém a vir na sua direcção, o cérebro libera substâncias que o deixarão em estado de alerta, a sua respiração fica mais rápida, aumenta a ansiedade e sai a correr do local. Fica registada na sua memória aquela experiência de alerta que poderá ser usada numa nova situação. Mesmo numa cena fictícia, semelhante à vivida na rua escura, mas vista num filme na televisão, o seu cérebro vai registrar a experiência que fica armazenada como informação, pensamento, sentimento, imagens e atitudes a tomar no futuro.

Na memória estão registradas todas as experiências reais e cenas fictícias. Quando precisa de tomar uma decisão, dizer ou fazer algo, é na memória que vai buscar as informações. Se lá encontrar dúvidas, frágil será o seu comportamento. Se encontrar certeza, terá um comportamento seguro. A PNL ajuda-nos a armazenar informações positivas no seu cérebro.

1 comentário:

Gaivota Gorda disse...

Miguel, excelente blog cara!
To pesquisando blogs de PNL, pois estou comecando o meu (tenho mtos posts para escrever ainda...)e parei e li alguns posts do teu Blog e achei mto bem escrito e com temas relevantes.

Sucesso e um abraco!

http://alessandrolifecoach.wordpress.com/