segunda-feira, agosto 23, 2010

Exercício: seja um master-vendedor

A essência das "vendas" está sempre nas habilidade de quem vende (na realidade todos queremos ser "bons vendedores" de alguma coisa)...

miguel f.

SER UM MASTER-VENDEDOR.

É tudo uma questão de escolha e fazemos isso constantemente na nossa jornada de vendas.
O vendedor que acredita que pode superar qualquer obstáculo frente à área comercial e directamente na busca das suas metas e resultados de vendas, tornará, sem dúvida alguma, o verdadeiro campeão em Vendas, ou melhor, um Master em Vendas!

"Primeiro, precisamos definir com clareza que tipo de resultado queremos atingir".
O que é que quer? Escreva de forma directa e objectiva, sem rodeios. Preste muita atenção a forma como diz o que deseja, por exemplo: quero ganhar mais dinheiro, quero ser feliz, quero paz, quero vender mais, etc. Estes modelos são formas não especificas e não diz muito sobre exactamente o que deseja. Caso isso ocorra pergunte a si mesmo: Como quero isso? O que posso fazer agora para atingir isso? Qual a ação que desenvolverei para atingir isso?

"Desenvolva a flexibilidade através duma nova percepção."
Escreva tudo o que se está se a passar neste momento que o impede de atingir o que deseja, escreva livremente, deixe as informações soltarem aleatoriamente e não tire a caneta do papel.
Perceberá que uma boa parte das informações escritas ou limitações apresentadas são na sua maioria causadas por si mesmo. Experimente visualizar a situação Como se não tivesse tais limitações, veja como seria o atingir do seu objectivo, como seria não tendo tais limitações.
Quais os novos caminhos que pode trilhar?
Liste neste momento seis novas possibilidades de fazer o que ainda não fez.

"Tudo é resultado."
Se hoje não atingiu o número de vendas desejadas, esse é o resultado da forma que iniciou o seu dia.
O que poderia ter falado ao seu cliente e negligenciou?
O que poderia ter ouvido e se fechou?
Que, aliás, é um dos grandes causadores do fracasso de muitos vendedores, não ouvir activamente o cliente (criar empatia, Rapport). Tudo bem, talvez esteja a pensar que a culpa não é sua pelos baixos resultados.
A culpa é do período do mês, as pessoas não têm dinheiro, ou estamos a enfrentar uma crise e as pessoas não tem dinheiro para investir, ou pior ainda, o cliente é uma aproveitador, só queria fazer um orçamento para comparar preço. Se por ventura isto se passou na sua cabeça esta pode ser a razão pela qual obteve resultados baixos e medíocres.
Você é o que você pensa ser.
Pense agora: quantas ligações a mais poderia ter feito para agendar outras visitas?
Solicitei indicações dos meus clientes actuais?
Fui dar uma volta ao bairro ou quarteirão para encontrar novas oportunidades?
Ofereci novos produtos para os meus cliente actuais?
Quando surgir à sensação de que fez o seu melhor, saberá que está no caminho dos seus melhores resultados e no alcance das suas metas.

"As pessoas não compram produtos ou serviços."
Todos nós queremos desenvolver relacionamentos cordiais, amigáveis, de confiança e segurança, pois o trabalho do vendedor é envolver-se com o cliente até o momento em que fique claro que o ajudou a tomar as melhores decisões e realizar parte dos seus sonhos. Isso é venda. Isso é vender!
E não pare por aqui, pense no que pode agregar com um maravilhoso pós-venda.

Tenha um óptimo semana de muitas "vendas" e de "metas alcançadas".

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