terça-feira, agosto 03, 2010

Coaching, "a arte de atingir resultados”.

Muita gente me tem perguntado, o que é o coaching, e rapidamente respondo, é a “arte de atingir resultados”. Ou seja, na vida só queremos duas coisas, ou mudar o nosso estado, a forma como nos sentimos, ou mudar os nossos comportamentos para atingir resultados. Seguem-se algumas propostas essenciais a ter em consideração, se realmente quer ter resultados, inspirados nas mais modernas técnicas e modelos do coaching actual. São eles, os passos para mudar de vida.
Primeiro, estabeleça metas: “Tenha uma extraordinária expectativa em relação ao futuro, além de uma definição de metas claras que o inspirem a viver. Uma grande expectativa eleva o grau de energia que iremos despender nas nossas acções. Mais de 97% das pessoas não têm as suas metas por escrito e definições de datas a serem conquistadas”.
Esqueça o passado: O seu passado não pode interferir nas conquistas futuras. Elimine as desculpas para não meter acção ou não conseguir resultados. Justificações do tipo ‘sou muito velho’, ‘sou muito novo’, ‘não tenho dinheiro suficiente’ ou ‘não tenho tempo’ são frases que o fazem continuar no mesmo lugar onde se encontra, a chamada "zona de conforto". “Os vencedores encaram o mundo de frente e superam as barreiras rumo ao objectivo desejado”.
A responsabilidade é sua: “Assuma total e irrestrita responsabilidade por tudo que acontece na sua vida. Muitas pessoas desejam, sinceramente, obter maior resultado nos relacionamentos, na vida profissional e financeira, mas não conseguem sentir-se felizes nessas áreas simplesmente porque justificam as derrotas com factores externos”.
Planei os seus próximos cinco anos:
“Entre em acção todos os dias focado em obter os resultados planeados. A maioria das pessoas super-estima o que pode fazer num ano, mas subestima o que pode fazer em cinco. Exactamente TODAS as pessoas, em cinco anos, podem transformar as suas vidas completamente. Basta ter um planeamento, acção e foco”.
Aprenda:
“Invista em conhecimento. Existe uma grande diferença entre trabalho duro e trabalho inteligente. Há pessoas que desejam vencer e trabalham arduamente para as suas conquistas. Outros, mais preparados e dotados de conhecimento, descobrem caminhos e rotas mais rápidas para sua vida e tornam-se vencedores. Conhecimento é o grande potencial competitivo da actualidade. Muita gente investe em variadíssimas licenciaturas e especializações, porém, o que faz mesmo a diferença é possuir técnicas de controle e estratégias mentais, técnicas efectivas de comunicação, técnicas de planeamento e organização do tempo, que são instrumentos fundamentais para o sucesso de qualquer pessoa”.
Bem, hajam e bons resultados.

Miguel Ferreira

Sem comentários: