segunda-feira, agosto 30, 2010

Visualização Criativa


VISUALIZAÇÃO CRIATIVA

A capacidade de criar imagens mentais nítidas é uma das chaves para o sucesso no controle mental.

A visualização mental mostra ao seu inconsciente o que quer que ele faça.

É como dizer: “Estás a ver esta imagem? É isto que desejo”.

Um comerciante visualiza-se a si mesmo a fazer bons negócios.

Uma pessoa que deseja falar em público visualiza-se a si própria perante uma platéia.

Possuímos a capacidade de visualizar mentalmente qualquer coisa.

Podemos melhorar muito esta capacidade através de exercícios.

Por exemplo: em vez de visualizar a preto e branco poderá visualizar a cores.

Em vez de se visualizar, vendo-se à distância, poderá mergulhar na cena e envolver-se nela.

Com a prática, podermos obter cenas detalhadas e mais intensas.

VISUALIZAÇÃO MENTAL NO CONTROLE MENTAL

Vantagens:

» Aumentar o grau de concentração e percepção, pois desenvolve os sentidos permitindo uma assimilação mais rica pelo cérebro.

» Aprender a excluir o que considera mau e substituir por imagens positivas. Exemplo: excluir do cérebro a sua auto-imagem negativa e visualizar uma nova imagem positiva.

» Estabelecer um elo de ligação mais forte entre o consciente e o inconsciente. O cérebro processa melhor imagens do que pensamentos.

» Aprimorar-se por imitação. Primeiro visualiza o que deseja depois imita o que visualizou. Exemplo: visualizar-se a conduzir um carro, depois conduza o carro de facto. Os simuladores usados pelas auto-escolas, na aviação e pelos astronautas usam o princípio da visualização / imitação.

» Diminuir as hipóteses de erros. Muitos atletas usam a visualização para melhorar o desempenho. O campeão americano de golfe, Jack Niklaus, afirma no seu livro “Golf My Way”, que usa a técnica da visualização para melhorar o rendimento. Ele imagina detalhadamente todos os tipos de jogada com os tacos.

» Ganhar mais energia. Os atletas vêem filmes reais gravados, das suas próprias actuações bem sucedidas, antes de competir, o que garante energia extra e autoconfiança. Filmes mentais fazem o mesmo efeito.

» Neuróbica: os exercícios para o cérebro são chamados de neuróbica. Visualizar é um excelente exercício, pois fortalece a rede de neurônios e consequentemente a memória e a concentração.

» Diminuir a ansiedade e controla as emoções. Ao visualizar familiariza-se com a situação futura e pode controlar melhor as emoções.

Nos curso e aplicações de controle mental e PNL (programação neurolinguística) aprendemos a visualizar mentalmente, com a finalidade de enviar ao inconsciente imagens de qualidade.

A programação da mente funciona de forma semelhante à programação dum computador.

Precisamos de ter um bom programa, aprender a usar a sua linguagem e instalar o programa no computador. O cérebro usa a linguagem das imagens e precisamos dominar essa linguagem.

Ao programar-se precisamos visualizar o que desejamos realizar. Quanto mais próximo da realidade for a imagem visualizada, mais eficaz será a programação na memória.

Sem comentários: