quinta-feira, agosto 26, 2010

Limpeza cerebral – O anti-vírus

Tal como existem vírus nos programas de computador, também existem certos tipos de pensamentos automáticos que provocam verdadeiros danos nas nossas mentes.

Passe agora um antivírus no seu cérebro! Se detectar algum desses vírus, delete-o imediatamente.

Vírus 1: Pensamento sempre/nunca
Esse vírus ocorre quando pensa que alguma coisa que aconteceu vai sempre repetir-se, ou que nunca vai conseguir o que quer.

*Variantes do vírus: Ele diminui-me sempre, ninguém me "liga", os meus filhos nunca me ouvem. Quando perceber este vírus, delete-o usando os programas da sua consciência.

Vírus 2: Vírus de negativismo
Ocorre quando os seus pensamentos refletem apenas o lado mau duma situação e ignoram qualquer parte boa. Delete-o com o programa de optimismo.

Vírus 3: Vírus de prever o futuro
Este terrível vírus ocorre quando prevê o pior resultado duma situação. Ele provoca um colapso nas suas iniciativas, fazendo-o desistir antes de tentar. O antivírus para este é viver na realidade. Afinal, se pudesse prever o futuro, seria um bilionário do euromilhões.

Vírus 4: Vírus da leitura das mentes
Este vírus age sempre que acha que sabe o que as pessoas estão a pensar, mesmo que elas não lhe tenham dito nada. O antivírus é lembrar que já é difícil ler a própria mente, quanto mais dos outros.

Vírus 5: Vírus pensar com sensações
Geralmente, estes vírus foram infectados nalguma situação desagradável no passado. Agora em situações semelhantes irão provocar pensamentos negativos: "Eu tenho a sensação que isto não correr bem"....
Simplesmente delete o "bicho"!

Vírus 6: Vírus da culpa
Substitua palavras como: eu deveria, eu preciso, eu poderia, eu tenho que... por: Eu quero, eu vou, eu posso fazer assim... Não fique centrado no passado.
Use o "antivírus momento presente".

Vírus 7: Vírus rotulação
Sempre que este vírus coloca um rótulo em si mesmo ou noutra pessoa, detém a sua capacidade de ter uma visão clara da situação.

*Variantes: Tonto, arrogante, irresponsável e mais de um milhão de rótulos auto-instaláveis. O rótulo generaliza, tranformando a realidade das pessoas em imagens virtuais da sua imaginação infectada. O melhor antivírus é a "ampliação_da_consciência.exe"

Vírus 8: Vírus da personalização
Faz-nos levar tudo "a peito"; para o lado pessoal.

Exemplo: Quando alguém passa por si de cara sisuda e não o cumprimenta, o vírus faz crer que a pessoa certamente está com raiva de si. A "expansão_da_consciência.exe" deleta muito bem este tipo de vírus.

Vírus 9: Vírus culpar_os_outros.exe
É pior de todos os vírus do pensamento! Ao culpar automaticamente os outros pelos problemas da sua vida, este vírus torna-o impotente para se responsabilizar pelo próprio destino. Incapaz de mudar qualquer coisa. Use o "antivírus da auto-estima" e pare de projectar nos outros as suas próprias culpas / responsabilidades.

Mantenha os seus antivírus de pensamento sempre activados, pois nunca se sabe quando essas pragas voltam a atacar!

(Revista Fraternizer)

Sem comentários: