quinta-feira, agosto 19, 2010

Linguagem = Poder

A Programação neurolinguística ( PNL ) foi criada por Richard Bandler e John Grinder.

ca8atryo

Richard Bandler

johngrinder

John Grinder



A PNL ensina a programar o cérebro através de vários tipos de linguagem: oral, escrita, pensamentos, emoções, imagens, âncoras ( apoios ), expansão dos sentidos ( visão, audição, etc. ) e reenquadramento. Veja a seguir exemplos de programação através da linguagem: verbal + corporal + emocional.

Linguagem negativa: “Sou um fracasso” + andar de cabeça para baixo + tristeza

Uma pessoa que utiliza a linguagem negativa aumenta as suas hipóteses de fracassar.

Linguagem da PNL: “Posso melhorar o meu desempenho” + andar de cabeça erguida + autoconfiança.

A linguagem adequada ou linguagem da mudança rompe os padrões negativos e fortalece os positivos.

LINGUAGEM DA MUDANÇA. O poder das palavras.

Leia a primeira coluna, depois a segunda, em seguida observe os números ao final de cada frase e vá até a legenda ao final da tabela.

FORMA ERRADA DE FALAR
Linguagem que limita ou stressa.
FORMA CORRETA DE FALAR
Linguagem que liberta e transforma.
“Está sempre tudo a dar errado”.
“Sempre fui cabeça um teimoso”.
“As coisas podem melhorar”. 1
“Serei uma pessoa mais receptiva”. 1
“Não me consigo concentrar nos estudos”. “Eu não sou competente”.“Posso melhorar a minha concentração nos estudos”. 2
“Eu posso ser competente”. 2
“O nosso relacionamento está-se a deteriorar”.“Farei algo para o nosso relacionamento melhorar”. 3
“Tenho uma péssima memória”.“A minha memória está a melhorar”. 4
“Não vou errar mais.”
“Não quero ser mais pessimista”.
“Vou acertar na próxima vez.” 5
“Sinto-me mais auto-confiante a cada dia que passa.” 5
“Vou tentar fazer.”
“Farei isso.” 6
“Nunca gostei desta matéria”.
“A minha vida foi sofrida”.
“Eu estou a começar a gostar desta matéria”. 7
“A minha vida vai melhorar”. 7
“Eu ( devo / preciso ) fazer isso”.“Eu quero ( posso ) fazer isso.” 8
“Eu gostaria de comprar uma casa nova”.“Vou comprar uma casa nova no valor de 150.000,00E″ 9
“Eu gostaria de ser mais inteligente”.“Eu estou a preparar-me para ser mais inteligente”. 10


LEGENDA

1. Use expressões que indiquem que as coisas podem potencialmente melhorar.

2. Evite a palavra não ou qualquer tipo de negativismo. Procure ser positivo. Substitua o “Não” por “Posso” ou outra expressão libertadora. “Posso” é uma linguagem que gera possibilidade, maior motivação e liberdade de escolha.

3. Proponha uma ação futura para sair da situação negativa.

4. Use verbos no gerúndio: melhorando, conseguindo, etc. A mudança está no início ou em curso.

5. Fale o que quer e não o que não quer. Substitua o “não” por outra palavra ou expressão.

Quanto mais usar o “não” na sua vida negativa e ficará.

6. “Vou tentar” indica possibilidade de falhar. Substitua “vou tentar” por algo afirmativo ou positivo.

7. Evite preocupações com o passado, é no presente e no futuro que deve concentrar a sua atenção. Não importa o quanto de negativo já foi, o poder está no presente e no futuro. Quando pensa de modo derrotista a tendência é que isto venha a acontecer. É como diz na bíblia: “Todos os meus temores se realizaram e aquilo que eu mais temia aconteceu.”

8. “Devo”, “preciso”, pressupõe obrigação orientada por algo externo. “Quero” indica que tomou a decisão.

9. Use uma linguagem clara. Uma obra de engenharia será bem executada quando o empreiteiro recebe um projeto claro e detalhado. O PCM funciona bem quando usa uma linguagem exata, nítida, simples, com detalhes e completa. O começo de tudo é criar as palavras certas.

Evite linguagem generalista.

10. Evite verbos no futuro do pretérito ( “Gostaria”, “Seria” ) porque não são firmes na intenção.

Use verbos no presente ou gerúndio porque colocam-no em processo de mudança.

Sem comentários: